4 passos para montar um home studio do zero

montar um home studio

homeSTUDIO SIMPLES


Já foi-se o tempo em que era necessário muito investimento ($) para montar um home studio. Com alguns poucos equipamentos você já pode ter em casa o seu próprio estúdio de gravação.

A partir do momento em que a gravação digital se popularizou, o custo e a necessidade de equipamentos diminuíram consideravelmente. Isso ocorreu porque a maioria dos processos passaram a ser feitos dentro do computador, através de softwares e plug-ins com funções específicas para o trabalho com áudio.

Dessa forma, dezenas de equipamentos físicos foram substituídos por plug-ins, sendo muitos deles encontrados gratuitamente na internet.

O computador passou a ocupar o lugar central do estúdio, reunindo nele mesmo um grande arsenal de funções.

Não pretendo, neste artigo, diminuir a importância dos equipamentos físicos (hardwares), os famosos analógicos. Algumas pessoas consideram a sua sonoridade superior aos plug-ins digitais, sendo essa uma questão polêmica.

Porém, como o foco deste site é oferecer orientação àqueles que querem iniciar no mundo do home studio, vou desconsiderar as opções que pretendem fazer muito com muito ($). O meu objetivo aqui sempre será fazer muito com pouco: máximo de qualidade com mínimo de recurso.

1º PASSO: COMPUTADOR

 

oldcomputer2

Se você tem um computador em casa, já é meio caminho andado. Não se preocupe em possuir um super-computador, mas sim dar o primeiro passo. Garanto que é possível fazer gravações com qualquer computador que funcione razoavelmente.

Tire da cabeça que a grande jogada é ter um Mac (Apple). Se você já tem, ótimo. Se tem um PC com Windows, ótimo também. Comece com o que você já possui.

2º PASSO: SOFTWARE

REAPER


Para iniciar você precisa de, ao menos, um software de gravação (DAW). Se você já tem um programa de sua preferência, ok. Caso não tenha, eu recomendo o REAPER (download através do site oficial aqui).

3º PASSO: INTERFACE DE ÁUDIO

focusrite-scarlett-2i4e copy

A interface de áudio é o dispositivo que vai possibilitar a comunicação entre o seu instrumento (ou microfone) e o computador. Ela se conecta ao computador através de uma porta USB, Firewire ou slot PCI, dependendo do modelo.

Prefira os modelos que tenham entradas para microfone com phantom power (conector XLR), instrumento e linha (line). Dessa forma você não precisa usar mesa de som para fazer as conexões, evitando a compra de mais um equipamento.

Também é bom escolher uma interface que tenha uma saída independente para headphones. Assim você terá, além das saídas principais para ligar os monitores de áudio (caixas de som), uma saída para fone de ouvido. Isso facilita muito o trabalho.

4º PASSO: MONITORAÇÃO

fone qualquer

Para ouvir o que foi gravado você precisa de algum dispositivo de monitoração auditiva. O ideal é ter um par de monitores de áudio e um fone de ouvido. Porém, se seu orçamento é pequeno, você pode iniciar muito bem usando apenas fone de ouvido.

Dê preferência aos headphones “grandes”, que tem melhor resposta de graves. Aqueles bem pequenos, que normalmente se vê nas ruas (in ear), geralmente tem um grave muito pobre.

O meu primeiro equipamento de monitoração foi um fone de 20 reais comprado na casa & vídeo… e fiz muita coisa com ele!

esquema básico de ligação (margem)

CONCLUSÃO


Não é necessário muito dinheiro para montar um home studio. O que você precisa é de vontade, coragem para iniciar com o que você tem no momento e, principalmente, sede de conhecimento.

Tenha consciência de que seus primeiros resultados serão ruins. O aperfeiçoamento vem com o tempo e com a prática.

Não espere condições ideais para começar. A verdade é que as condições ideais nunca chegam e você corre sério risco de nunca dar o primeiro passo.

Toda a experiência adquirida em trabalhar com equipamentos improvisados ou de má qualidade se reverterá em facilidade quando você adquirir melhores equipamentos.

Recomendo aos interessados que baixem (gratuitamente) o GUIA DA PRODUÇÃO MUSICAL EM HOME STUDIO neste link. Este guia apresenta informações mais detalhadas sobre os equipamentos usados em home studio.

Também vale a pena assistir o vídeo abaixo. Nele eu explico as principais dificuldades de quem pretende montar um home studio e apresento algumas soluções.

Qualquer dúvida é só comentar! Responderei sempre que possível. Grande Abraço!

Ludwig Calixto

12 comentários

  1. Oi Pessoal, Encontrei um Vídeo Interessante ensinando como montar o seu Próprio Home Studio.
    São abordados conceitos sobre gravação, áudio e midi, latência, softwares, plugins, instrumentos virtuais e muito mais.
    Pra Quem Quiser Vou Deixar O link Do Vídeo Logo Abaixo

    >>>> http://bit.ly/Montando_Um_HomeStudio

  2. Oi Pessoal, Encontrei um Vídeo Interessante ensinando como montar o seu Próprio Home Studio.
    São abordados conceitos sobre gravação, áudio e midi, latência, softwares, plugins, instrumentos virtuais e muito mais.
    Pra Quem Quiser Vou Deixar O link Do Vídeo Logo Abaixo

    >>>> http://bit.ly/Montando_Um_HomeStudio

  3. Boa noite! Obrigado pela matéria dinâmica e objetiva. Eu sou um iniciante e não conheço nada de produção. Já tenho Mic, headphone, PC e estou a um passo de comprar a mesa Soundcraft signature 12 MTK. Eu entendi que esta mesa atenderá meus ensaios com banda e também a minha necessidade de uma interface para começar a produzir nossas músicas. Gostaria da sua opinião antes de comprar. Obrigado e um grande abraço.

  4. Desculpa, eu esqueci de perguntar o que você acha do software Ableton live 9? A Soundcraft disponibiliza uma licença gratuita na compra da mesa Signature MULTITRACK 12 além do softwere da própria Soundcraft. Mais uma vez, obrigado.

  5. Olá, Flávio. Se a mesa vai te atender em relação aos ensaios, provavelmente será uma boa compra. Porém, para usar a mesa como interface eu não recomendo. Estas mesas USB não são feitas para trabalhar como interface, o recurso delas é muito limitado nesse sentido. Sem dúvida, vale mais a pena comprar uma interface de áudio para fazer suas gravações. Abraço!

  6. Bom dia, obrigado por sua opinião. Mas sem querer contestar, e sim mais exclarecimento. Você conhece esta mesa? Ela é multi track 12  anais independentes e a Soundcraft sugeri o Ableton live 9 lite como DAW. Que segundo a opinião de alguns profissionais, deveriamos sair da zona de conforto e conhecer melhor este softwere. Dizem ser um DAW que foi criado com o objetivo de compensar as deficiências dos outros. Está mesa também é nova e me pergunto se com 12 canais independentes e todos recursos que acompanham a mesa dentro de um DAW tão elogiado. O que eu perderia dispensando uma interface? Desculpe-me a insistência, sou apenas um ignorante buscando conhecimento.  Agradeço também se puder sugerir algunscursos no RJ. Obrigado, abraço.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
    ——– Mensagem original ——–De: Disqus Data: 02/04/18 10:08 (GMT-03:00) Para: [email protected] Assunto: Re: Comment on 4 passos para montar um home studio do zero
    “Olá, Flávio. Se a mesa vai te atender em relação aos ensaios, provavelmente será uma boa compra. Porém, para usar a mesa como interface eu não recomendo. Estas mesas USB não são feitas para trabalhar como interface, o recurso delas é muito limitado nesse sentido. Sem dúvida, vale mais a pena comprar uma interface de áudio para fazer suas gravações. Abraço!”

    Settings

    A new comment was posted on Clube do Home Studio

    Ludwig Calixto

    Olá, Flávio. Se a mesa vai te atender em relação aos ensaios, provavelmente será uma boa compra. Porém, para usar a mesa como interface eu não recomendo. Estas mesas USB não são feitas para trabalhar como interface, o recurso delas é muito limitado nesse sentido. Sem dúvida, vale mais a pena comprar uma interface de áudio para fazer suas gravações. Abraço!

    9:08 a.m., Monday April 2

    |

    Other comments by Ludwig Calixto

    Reply

    to Ludwig Calixto

    Ludwig Calixto’s comment is in reply to

    Flávio Quintal:

    Boa noite! Obrigado pela matéria dinâmica e objetiva. Eu sou um iniciante e não conheço nada de produção. Já tenho Mic, headphone, PC e estou … Read more

    You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to flvioquintal.

    You can unsubscribe
    from emails about replies to flvioquintal
    by replying to this email with “unsubscribe”
    or reduce the rate with which these emails are sent by
    adjusting your notification settings.

  7. Flávio, eu dei uma olhada nas especificações da mesa sim. Apesar dela ter 12 canais, quando usada como interface ela passa a possuir somente 2 canais (que são os master L e R). Embora seja uma mesa com muitos recursos, quando usada como interface a situação muda bastante.

    Em relação a DAW, ela não vai interferir nos recursos da interface ou mesa, pois a interface/mesa vem antes da DAW.

    O objetivo dessas mesas que tem USB é simplesmente oferecer uma alternativa para que o usuário grave as saídas principais no seu PC (é somente um REC OUT). Se tiver dúvidas, confira no manual.

    Esse recurso de interface é simplesmente um bônus, não dá pra ser usado como recurso principal.

    Abraço!

  8. Entendi. Muito obrigado, ajudou bastante.

    Enviado do meu smartphone Samsung Galaxy.
    ——– Mensagem original ——–De: Disqus Data: 02/04/18 12:07 (GMT-03:00) Para: [email protected] Assunto: Re: Comment on 4 passos para montar um home studio do zero
    “Flávio, eu dei uma olhada nas especificações da mesa sim. Apesar dela ter 12 canais, quando usada como interface ela passa a possuir somente 2 canais (que são os master L e R). Embora seja uma mesa com muitos recursos, quando usada como interface a situação muda bastante.
    Em relação a DAW, ela não vai interferir nos recursos da interface ou mesa, pois a interface/mesa vem antes da DAW.
    O objetivo dessas mesas que tem USB é simplesmente oferecer uma alternativa para que o usuário grave as saídas principais no seu PC (é somente um REC OUT). Se tiver dúvidas, confira no manual.
    Esse recurso de interface é simplesmente um bônus, não dá pra ser usado como recurso principal.
    Abraço!”

    Settings

    A new comment was posted on Clube do Home Studio

    Ludwig Calixto

    Flávio, eu dei uma olhada nas especificações da mesa sim. Apesar dela ter 12 canais, quando usada como interface ela passa a possuir somente 2 canais (que são os master L e R). Embora seja uma mesa com muitos recursos, quando usada como interface a situação muda bastante.Em relação a DAW, ela não vai interferir nos recursos da interface ou mesa, pois a interface/mesa vem antes da DAW.O objetivo dessas mesas que tem USB é simplesmente oferecer uma alternativa para que o usuário grave as saídas principais no seu PC (é somente um REC OUT). Se tiver dúvidas, confira no manual.Esse recurso de interface é simplesmente um bônus, não dá pra ser usado como recurso principal.Abraço!

    11:07 a.m., Monday April 2

    |

    Other comments by Ludwig Calixto

    Reply

    to Ludwig Calixto

    Ludwig Calixto’s comment is in reply to

    Flávio Quintal:

    Bom dia, obrigado por sua opinião. Mas sem querer contestar, e sim mais exclarecimento. Você conhece esta mesa? Ela é multi track 12  anais independentes … Read more

    You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about replies to flvioquintal.

    You can unsubscribe
    from emails about replies to flvioquintal
    by replying to this email with “unsubscribe”
    or reduce the rate with which these emails are sent by
    adjusting your notification settings.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *